Brasil
10h25 18 Agosto 2025

Romeu Zema, governador de Minas Gerais, lança pré-candidatura à Presidência da República

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Divulgação
Lançamento da pré-candidatura à Presidência da República do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, natural de Araxá/MG, lançou sua pré-candidatura à Presidência da República em um evento realizado em São Paulo. O ato político ocorreu no último sábado (16) e contou com a presença de diversos apoiadores e lideranças do Partido Novo, partido ao qual Zema é filiado e pelo qual deverá disputar a eleição.

Durante o discurso, Zema reforçou críticas ao PT, partido que, segundo ele, teria “destruído Minas Gerais” em gestões anteriores. O governador também se colocou em oposição ao atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Zema está em seu segundo mandato como governador de Minas, iniciado em 1º de janeiro de 2023, e que termina em 31 de dezembro de 2026. Pela legislação, não pode disputar uma terceira reeleição estadual. A expectativa é que ele deixe o governo de Minas em março de 2026, prazo de desincompatibilização previsto para quem pretende concorrer à Presidência da República. A informação foi confirmada pelo vice-governador Matheus Simões em entrevista à revista Veja.

Em texto divulgado em suas redes sociais, Zema disse que sua motivação política nasceu em 2016, quando, segundo ele, o PT teria levado à crise econômica que o obrigou a demitir 2 mil funcionários de sua empresa. O governador afirmou ainda que, em sua gestão, se orgulha de ter gerado “1 milhão de empregos” e reforçou que sua pré-candidatura é para “libertar o Brasil do PT”.

VEJA TAMBÉM